quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Candidatos da Família

Não estou fazendo campanha eleitoral, que todos saibam, mas para os candidatos à eleição que fazem parte da Família Breitenbach e quiserem divulgar suas propostas o canal está aberto.

Nossa 1ª Candidata é Zilá Breitenbach

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares completa 15 anos

O Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares - CAPEF - foi criado em 20 de agosto de 1995, em Teutônia, RS. Seu objetivo primordial é reunir pessoas interessadas em desenvolver a pesquisa genealógica de suas famílias.

Entendemos que o ser humano, enquadrado dentro de seu tempo e do seu meio, realiza a sua trajetória, do berço ao túmulo, cumprindo a sua missão de dar vida a outras vidas. Tudo isso não passa de uma fria enumeração de datas.

Todavia, cada pessoa carrega consigo multidões de ancestrais que se refletem nos mais íntimos refolhos de sua alma. Oxalá, para explicar o homem, pudéssemos, à luz da genealogia, conhecer essas multidões, em seus aspectos físicos, morais, intelectuais, psíquicos e religiosos. Neste propósito, além de auxiliar as pessoas na organização de sua árvore genealógica e de conhecer a história de seus antepassados, o CAPEF vem se reunindo mensalmente e resgatando a história dos ancestrais.

É de compreensão dos membros do CAPEF que todo o povo precisa conhecer a trajetória e história de seus antepassados. Conhecer valores éticos, morais e disciplinares de nossos avós e bisavós dá-nos fundamentos para a construção de nossos próprios valores.

A partir de março de 2004, o CAPEF tem sua sede oficial à Rua Maurício Cardoso, 912, no bairro de Teutônia, em Teutônia-RS, cedido pela Prefeitura Municipal desta cidade. Com a disponibilidade de amplo espaço físico, pretende implantar dinâmicas que venham em benefício do crescimento cultural de cada um de seus participantes e colaboradores.

Em 2002 iniciou importante trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Westfália-RS, onde as crianças das escolas do município participaram do levantamento histórico e genealógico de suas famílias. Coordenado pelo confrade Lothar Schäffer, estamos procedendo a levantamento de nomes constantes em registros das comunidades religiosas locais e dos seus cemitérios. Paralelamente, procura-se conhecer a história das localidades e de seus protagonistas.

Visando contribuir para o aperfeiçoamento cultural de seus associados e com vistas ao incentivo à leitura de literatura alemã (também portuguesa e brasileira), o CAPEF criou a sua biblioteca. Os parcos recursos em caixa possibilitaram-nos a aquisição de algumas obras, todavia, cabe-nos registrar a doação de 1.000 volumes pelo frei Rovílio Costa, editor do Correio Riograndense. Também recebemos 200 livros em língua alemã do senhor Max Breuel, de Porto Alegre, além de vinte volumes em língua alemã, doados pela Massolin Fiori Societá Italiana, a quem agradecemos de coração pela importante doação.

O Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares solicita a todas as pessoas que quiserem doar livros em língua alemã e/ou portuguesa que os remetam a esta instituição. Todos os livros deverão ser encaminhados para a sede da Entidade. A diretoria da instituição agradece, antecipadamente, pelas remessas ao Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares, que atende a mais de 30 municípios. Comunicações poderão ser feitas pelo e-mail do Capef: genealogiacapef@ig.com.br ou contato@genealogiacapef.com.br

Para as pessoas mais idosas e aquelas que, por razões financeiras, são impedidas de viajar a Alemanha ou a seus países de origem, instalamos uma sala com audiovisuais, contendo TV de 29 polegadas, DVD e vídeo, adquiridos com recursos doados pela senhora Anni Ehmann, em sua recente visita da Alemanha ao Brasil.

Recebemos como doação da família de nosso sempre lembrado sócio Werno Alberto Lohmann, uma belíssima coleção de fitas de vídeo sobre a Alemanha e a Suíça. Assim, podemos levar diversas cidades, acontecimentos e cultura alemã àqueles impossibilitados de viajar ao Velho Continente. O CAPEF agradece também pela remessa de material do gênero, bem como de qualquer outra manifestação cultural.

As reuniões do CAPEF acontecem no segundo sábado de cada mês, à tarde. O Capef já desenvolveu dois cursos de genealogia de forma gratuita para os seus associados sobre o uso de software na organização dos dados da pesquisa genealógica. Além disso, já organizou diversas viagens com seus sócios, com a finalidade de aquirir novos conhecimentos e para ampliar as suas pesquisas.

E organizou também uma viagem à Alemanha em julho de 2007, em que levou o grupo de danças gaúchas Anita Garibaldi, de Encantado, para participar do X Festival Internacional do Folclore na cidade de Laggenbeck. Para o mês de julho de 2012 estará organizando outra viagem a Alemanha com o mesmo objetivo.

Fonte: BrasilAlemanha

Projeto valoriza a cultura alemã através do teatro

Espetáculo “O Retrato” será apresentado em 25 cidades gaúchas até o final do ano

Valorizar a cultura alemã é o objetivo do Projeto Raízes, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa vai levar o espetáculo “O Retrato” a 25 cidades gaúchas. A peça teatral do Grupo Curto Arte mostra os traços marcantes da origem germânica. A primeira apresentação ocorre no dia 10 de agosto, às 20 horas, na Sociedade Santa Cecília, em Dois Irmãos.

O projeto tem a produção da Um Cultural e conta com o patrocínio de Lojas Taqi e Sulgás. Os ingressos custam apenas R$ 3,00, mais um quilo de alimento não perecível. Para adquiri-los, basta ir até um dos pontos de venda: Lojas Taqi e Sociedade Santa Cecília. A expectativa é de que, até o final do ano, 8 mil pessoas assistam à peça e 8 toneladas de alimentos sejam arrecadadas. Os mantimentos serão doados a entidades assistenciais.

SINOPSE

“O Retrato” apresenta o protagonismo de um povo a partir das dificuldades dos agricultores na década de 40. Com marcantes traços da colonização alemã, narra a agricultura familiar, o processo de industrialização e o êxodo rural. As características da população de origem germânica estão presentes na montagem: o sotaque, a trilha sonora e os costumes. Em 50 minutos, encanta os espectadores através da identidade e da cumplicidade que gera com o público. Texto e direção são de Carlos Alberto Klein. Classificação livre.


GRUPO CURTO ARTE

O Grupo Curto Arte de Dois Irmãos conta com 10 peças de teatro que já foram apresentadas em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, trabalha na formação de atores através de oficinas realizadas durante todo o ano. Nós Somos Mesmo Maravilhosas, Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia, Receitas da Tia Herta, Natal na Colônia e Esperando o Thiltapes são alguns dos sucessos do grupo.

PROGRAMAÇÃO

Apresentações mais recentes:

- 10 de agosto - Dois Irmãos - Sociedade Santa Cecília - 20h

Ingressos: Lojas Taqi e Sociedade Santa Cecília

- 11 de agosto - Novo Hamburgo - Centro Municipal de Cultura - 20h

Ingressos: Lojas Taqi
- 14 de agosto - Sapiranga - Centro de Cultura - 20h

Ingressos: Lojas Taqi e Centro de Cultura

- 15 de agosto - Campo Bom – Centro de Educação Integrada (CEI) - 20h

Ingressos: Lojas Taqi e CEI

Fonte: BrasilAlemanha

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Árvore Genealógica

Estamos disponibilizando a árvore genealógica da família para pesquisa das outras gerações da família no My Heritage.
Para preservar os dados dos familiares vivos estaremos liberando o acesso somente para família e após identificação.

Não deixaremos de passar informações e novidades pelo Blog, mas para segurança de todos a árvore genealógica será trabalhada em outro programa.

http://www.myheritage.com.br/site-115359101/familia-breitenbach

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia da Amizade

Hoje é o dia do Amigo, mas não deixe de compartilhar com seus maiores amigos, pai, mãe, irmãos, avós, bisavós, tios, dindos que em primeiro lugar são os que mais te amam, esqueça as diferenças, as rixas, as tristezas, muitas vezes estes dias são criados para que o comércio arrecade mais, mas precisamos entender o verdadeiro significado e aproveitá-los para estamos perto de nossos familiares, valorizamos nossas histórias, cada momento. Aproveite e mandei um grande abraço para aquele que você ama, não só aquele maior amigo, mas para aquele mais próximo que é seu familiar.



Escolhi um poema e dedico a todos os nossos parentes que descende de um Breitenbach.



Às vezes nos damos conta de que as pessoas simplesmente passam por nossas vidas
Sentimos saudade das que se foram
Lamentamos pelas que não vieram
Mas não agradecemos pelas que ficam.


Você pode ter muitos amigos na vida
Pode rir com muitos
Chorar por poucos
Contar seus segredos a alguns
Mas sempre existe aquele, que você deposita a confiança intocável
Expressa a ele seus medos, sentimentos mais profundos
E demonstra seu amor por ele a cada dia.

As provas de uma amizade concreta se solidificam com o tempo
E você tem que compreender, se ele não te corresponde como você gostaria
Ás vezes precisamos ouvir palavras dolorosas, para que a lição seja realmente aprendida
Precisamos cair de um muro alto o bastante; onde a distância do topo ao chão seja sentida a cada centímetro.


Por isso temos amigos, e amigos.
Há sempre uma pessoa a qual você se identifica
E ela será sua fonte de luz
Você aprende que para dar um abraço não se precisa de motivos.


Que amigos criam um vínculo de liberdade para falar sobre qualquer assunto sem haver constrangimento
Amigos se entre olham e sorriem em certas situações ou mesmo quando não há nenhuma
E a verdade é que por mais séria que seja uma conversa, sempre á uma trégua para brincadeira
Amizade é relação saudável.


É conversar mil vezes por dia e ainda assim fazer piada quando acaba o assunto
Rir juntos, contar fatos, mensagens a toa, chorar no ombro, desabafar, segurança.

É lembrar da cor favorita do outro, cantar uma mesma canção
Sofrer com o sofrimento dele e celebrar suas vitórias, conquistas
Dar a mão quando ele precisa e estar feliz pelo simples fato dele também estar
É por algum motivo você confiar plenamente nele e de alguma forma saber que é seu irmão por opção, o melhor amigo que se pode ter.


Deus sabe do que as pessoas precisam, e da a elas algo que a machuque quando preciso
Algo que as pessoas tenham que lutar para conquistar a cada dia
Um dia eu conheci um amigo
E agradeço a existência dele a cada momento que me encontro de pé


Autora: transcrição de partes do poema de Gabriela Del Vechio
fonte: http://www.mensagensweb.com.br/


Feliz dia do amigo


Larissa 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Promoção Cultural Histórias de Família

Para participar da promoção cultural Panco, os interessados deverão acessar o site www.historiasdefamiliapanco.com.br, preencher o cadastro com os dados solicitados, e escrever sua história relacionada ao tema “História de família curiosa, daquelas que a gente nunca esquece”.


Cada participante poderá enviar quantas histórias desejar.

As inscrições para a promoção poderão ser efetuadas até o dia 30 de julho de 2010.

Prêmios:

1º e 2º lugar: 01 (uma) TV LCD 22″ WXGA – LC 2245W, marca Semp Toshiba;
3ª ao 6º lugar: 01 (uma) Centrifuga de Frutas Arno Vita Juice;
7º ao 12º lugar: 01 (uma) Cafeteira Arno Perfectta;
13º ao 16º lugar: 01 (uma) Batedeira Arno Agili Design;
17º ao 18º lugar: 01 (um) Mini forno Arno Forma Plus;
19º ao 30º lugar: 01 (um) Arno Snack Master Grill;
31º ao 130º lugar: 01 (um) Kit Special Wafer com 3 sabores.

Regulamento completo no site da promoção cultural Histórias de Família. http://www.historiasdefamiliapanco.com.br/

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fotografias 24 - 29 Locais e Eventos


24 - Lomba Grande


25 - Ano de 1938 - 1ª Companhia do 8ºBC em São Leopoldo/RS
(Lembrança de Aloísio Breitenbach)


26 - Quartel do 8º BC - São Leopoldo /RS

27 - Ano de 1911 - Santa Maria dos Caboclos - Lomba Grande / Novo Hamburgo

28 - Igreja Luterana de Lomba Grande

 
29 - Igreja Cristo Rei - Morro do Paula - São Lepoldo /RS

Atualizações

O Blog anda meio parado depois de decidido o local para o 2º Encontro dos Breitenbach, mas é por um bom motivo, as pesquisas genealogicas continuam e isso toma um tempo precioso. Mas o contato é para informar que tivemos muitas inclusões nas gerações de Catharina Breitenbach, graças a Família Klafke coletamos dados valiosos para apresentamos no Blog.

Consulte a 2ª e 3ª Gerações de Catharina Breitenbach e desculbra os outros parentes.

Também tivemos muitas novidades nas gerações de Jacó Breitenbach que chegou em 1862. Pesquisas nos mostraram que apesar de consta que foi para Nova Petrópolis, constituiu família em Picada Café.
A família dele já constavam em nossos registros mas como não conseguiamos encontrar os dados sobre seus pais não tinhamos apresentar sua família no Blog. Agora já é possível consultar e para toda família Laske que tem nos ajudado com informações, estamos aguardando novos resultados para informar o parentesco com os outros ramos dos Breitenbach.

Consulte o imigrante Jacó Breitenbach.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como se diz "zagueiro" em alemão? e "escanteio"?

Para animar a torcida durante este Mundial, o Instituto Martius-Staden preparou uma lista com alguns termos sobre futebol em alemão com a respectiva tradução ao português.

Viel Spaß!

Algumas posições dos jogadores

Abwehrspieler: zagueiro

Aussenverteidiger: lateral

Läufer: volante

Mittelfeldspieler: meio-campista

Stürmer: atacante

Torwart: goleiro

Algumas jogadas

Tor: gol

Elfmeter: pênalti

Eckball: escanteio

Torschuss: chute ao gol

Outras palavras

Fußball-Weltmeisterschaft: copa do mundo

Mannschaft: time

Schiedsrichter: juiz

Strafraum: área de cobrança do pênalti

Trikot: camisa da seleção

Weltmeister: campeão mundial

Fonte: Instituto Martius-Staden - Boletim Eletrônico

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A genealogia "low cost" está na moda

Há empresas, freelancers, cursos e um portal internacional dedicados à genealogia em Portugal. Construir árvores genealógicas já “não é um bicho-de-sete-cabeças”.
A genealogia será para muitas pessoas um passatempo de gente abastada, interessada em confirmar os pergaminhos de prestígio da família. Mas, nos últimos tempos, a paixão pela descoberta das raízes familiares está a chegar a mais pessoas.
Foi o que percebeu Rodrigo Ortigão, que fundou a empresa Arbor em Novembro de 2009. Por 150 euros, a Arbor recua 100 anos na história, até aos trisavôs do cliente, num total de cinco gerações.
A árvore genealógica é apresentada encaixilhada, “pronta a emoldurar”. Rodrigo quis que funcionassem como “um presente”, precisamente a pensar no novo público da genealogia.
Muitos clientes escolhem as árvores para prendas de casamento ou aniversário.
“Há uns anos o objectivo era encontrar antepassados ilustres”, diz. “Agora é outro” e deve-se, em parte, a “um certo desenraizamento das pessoas”, provocado pela mudança em massa para as grandes cidades ou para o estrangeiro.
Muitos clientes querem saber “o que é que o bisavô ou trisavô fazia”, “ter acesso a tradições que perderam”.
“Tenho uma percentagem significativa de clientes que vêm de fora de Portugal e que não sabem dizer os apelidos dos pais”, conta o empresário.

A genealogia também se ensina
Noutros países, empresas como a Arbor – que Rodrigo Ortigão define como especializada em “genealogia low cost” - existem “há centenas de anos”.
Em Portugal, os genealogistas trabalham mais sobre o regime freelancer ou em projectos académicos. Rodrigo foi um desses trabalhadores independentes, depois de acabar, em 2002, o curso de História.
A Arbor, sediada em Lisboa, tem colaboradores espalhados por todo o país - neste trabalho, é fundamental ter acesso rápido aos registos civis.
Em trabalhos que mergulham mais na história familiar, isso não chega (o registo civil só se tornou obrigatório em 1911) e é preciso investigar os arquivos distritais ou das dioceses ou na Torre do Tombo.
Antes da Arbor, Rodrigo “fazia investigações muito maiores e que custavam muito dinheiro”, refere.
A jovem empresa pratica preços baixos, faz trabalhos menos complexos e recebe cerca de duas encomendas a cada três dias.
Também o projecto ProGenea, que agrupa freelancers nesta área, é sobretudo procurado por “pessoas da classe média, médicos, engenheiros, professores”, diz Guilherme Maia de Loureiro, um dos seis membros do projecto. “Querem saber o que está para trás. Há pessoas que se interessam mais por um antepassado que seria mais ilustre.”
Maria de Lurdes Rosa, responsável pelo curso livre de Genalogia, Heráldica e Arquivos de Família que decorre até 14 de Junho no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa, considera que a “ideia que isto tem a ver com os nobres” ainda não desapareceu totalmente, mas há um maior interesse: o curso conta com mais de 50 inscritos.

Um site de referência feito em Portugal
Se a genealogia está na moda em Portugal, uma parte da culpa é de Luís Amaral, que em 2000 lançou o GeneAll.net, um site de referência em todo o mundo (está disponível em sete línguas).
O projecto nasceu depois de um livro em fascículos publicado no extinto “O Independente”. O livro foi “um best-seller da genealogia” e mostrou a muita gente que a actividade “não é um bicho-de-sete-cabeças”.
Os leitores enviaram cartas, com informações e dúvidas sobre as suas próprias árvores, e Luís Amaral teve a ideia de reunir esses dados numa base de dados de consulta pública. Nasceu o GeneAll, que conta hoje com mais de 1,6 milhões de entradas,
O maior interesse na genealogia “não é um fenómeno exclusivamente nosso. Em França, Espanha, Itália, está muito na moda. Não há estudos sobre isto, mas admito que tenha a ver com a globalização. A família é o que nos torna únicos”, teoriza.
O GeneAll sobrevive graças a alguma publicidade e a uma modalidade paga com quase dois mil assinantes.
Luís Amaral é ainda director da Biblioteca Genealógica de Lisboa, situada na Calçada Marquês de Abrantes, que conta com cerca de quatro mil volumes nas áreas da genealogia, biografia e história (a maioria oriundas da biblioteca pessoal do genealogista).
Luís Amaral teve um passado como gestor, mas a genealogia, um passatempo cultivado desde os 18 anos, falou mais alto. “Nunca vivi tão mal [financeiramente] como vivo hoje, mas tenho o privilégio de trabalhar naquilo que gosto”.

Fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=107635

3ª Geração de Jacob Breitenbach e Anna Maria Thull

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cidade escolhida para o 2º Encontro dos descendentes dos Breitenbach

Bom dia,

Chegou a hora de informar que Veranópolis será a cidade a sediar o próximo Encontro.

Para saber dos acontecimentos, Veranópolis pediu para participar faltando 5 dias para terminar a Enquete e como não temos regras rígidas de participação, porque aqui quem manda nos andamentos das notícias são vocês, ela entrou no páreo com Nova Petrópolis e ganhou com 20 votos de diferença.

Já estavamos dando Nova Petrópolis como vencedora, mas, Veranópolis conseguiu reverter a votação e atingiu 45 votos em 5 dias. Trabalho de equipe.

Sendo assim, não deixaremos o pessoal que escolheu Nova Petrópolis triste, para não temos que passarmos por outras enquetes, a cidade sediaram o 3º Encontros dos Breitenbach em 2013. É muito tempo!!! que nada, passa tão rápido que logo estarão correndo para que de tempo de organizar tudo.

Ivoti ficou em 4º lugar, sendo assim podemos dizer que se nada mudar os planos até lá, já temos local para 2015.

Nova Petrópolis e Ivoti não são obrigadas a sediarem os 3º e 4º respectivamente, mas já sabemos que são receptivas para receberem toda família.

abraços

Larissa

* agora estaremos escolhendo o melhor dia do final de semana. Participem.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os Breitenbach em outros sites genealógicos

Levantamos os sites de genealogia que citam casamentos com um Breitenbach.

Família Kröeff 
MARIA ELISABETH KROËFF, nascida em 1846, e falecida em 1892 casada com JOÃO BAPTISTA BREITENBACH. (não temos informações sobre eles)

Família Benvegnù
Luis Antonio Benvegnù casado com Fabiana Breitenbach (não temos informações sobre ela)

Família Eggers
Helmuth Eggers casou-se com Silda Breitenbach

Família Hartmann
Pedro Floriano Breitenbach casou-se com Isabel Junges em 25 abril 1882.

Família Rüschel
Maria Ruschel nasceu em 1861, casou-se com José Manoel Breitenbach em Bom Principio Feliz RS.

Família Noll (Christian Noll)
Irene (Ruschel) Noll, casou-se com Luiz Breitenbach Dentista.

Família Müller
José Müller Filho e Elisabeth Breitenbach

Família Bomediano e Diazzi

Família Lauschner e Reckziegel
Breitenbach, Maria Idalina c.1918 - Venâncio Aires - RS

Família de Johannes Mattes
Jakob Gernhardt e Karoline Breitenbach

Família Göhl

Família von Mühlen
Edieth Breidenbach
Emilie Breitenbach
Floregunda Breitenbach
Elisabeth Breitenbach

FARIAS, Suzana de. Primeiras famílias evangélicas de Estância Velha. 2001.
Jakob Gernhardt e Karoline Breitenbach

Cartas de imigrantes

Durante as pesquisas de nomes, cidades, nascimentos, casamentos e falecimentos, temos um momento de retornar no tempo e ver os sonhos e angústias que os nossos antepassados tiveram ao chegarem ao Brasil. É um momento de reflexão e admiração pelo conhecimento que trouxeram e a nova bagagem que adquiriram e posteriormente transmitiram a todos nós.

* algumas cartas são de famílias polonesas, mas retratam como a visão deles em relação ao Brasil.

Fiz uma coletânea de links onde os imigrantes recém chegados relatavam aos seus entes na Alemanha e Polônia a viagem, os transtornos, precauções, a nova vida em seus novos lares.

Vale a pena ler.

Carta de 1832 resgata peripécias da imigração alemã
Carta de poloneses no Brasil
Carta de Jan Wietrzykowski (Fonte: Lista de Discussão - Imigrantes Poloneses no Brasil)
Cartas de imigrantes escritas nos anos de 1890-1891 e aprendidas pelos russos.
Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro ­ Turíngia (1852-1853)
Carta de imigrantes relata agruras do Vale do Caí como colônia
Carta para Johann Grings no Brasil
Diário do imigrante Mathias Schmitz

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cidadania/Nacionalidade Alemã

Alguns me perguntam com solicitar a cidadania alemã, pouco posso falar, pois ainda não me dediquei a este assunto, mas para não deixá-los sem resposta, estou postando algumas informações sobre o que é exigido para iniciar a solicitação. Caso já tenha solicitado conte-nos sua experiência postando um comentário.

Nacionalidade Alemã
Até o ano de 2000, a Lei de Nacionalidade alemã baseava-se somente no princípio da descendência, sendo que não era possível obter a nacionalidade alemã através do nascimento na Alemanha. Esta regulamentação foi alterada com a nova lei alemã de nacionalidade que entrou em vigor no dia 01.01.2000, porém estas alterações não podem ser aplicadas de forma retroativa.

Como obter a nacionalidade alemã?

Um filho legítimo de um pai alemão recebe a nacionalidade alemã por nascimento. Um filho legítimo nascido após 01.01.1975 pode receber a nacionalidade alemã também através da mãe alemã.

Filhos ilegítimos (de pais não casados), nascidos antes de 01.01.1993, somente podem ter recebido a nacionalidade alemã através da mãe alemã.

Outras causas de obtenção e perda da nacionalidade alemã e maiores detalhes poderão ser obtidos através do informativo sobre a nacionalidade alemã.

Caso o pai ou a mãe do interessado tenham possuído um passaporte alemão válido ou um Certificado de Nacionalidade Alemã na data de nascimento do mesmo, é muito provável que o passaporte possa ser requerido diretamente. O formulário de requerimento de passaporte e uma lista dos documentos necessários poderão ser encontrados em "Informações sobre Passaportes“.

Caso a nacionalidade alemã derive do avô ou bisavô, será necessário requerer primeiramente um Certificado de Nacionalidade Alemã. Para isto, pode-se fazer um dawnload do informativo sobre o requerimento de constatação de nacionalidade alemã e respectivos documentos necessários. O formulário de requerimento somente poderá ser obtido por ocasião da sua visita à representação alemã, pois é necessário preenchê-lo no original.

Os seguintes requisitos deverão ser observados:

1) Pessoas nascidas após 01.01.1975 recebem a nacionalidade alemã também através da mãe. Esta, por sua vez, apenas pode ter recebido a nacionalidade alemã através de seus ascendentes paternos (pai, avô paterno, etc.).

2) Um cidadão alemão que tenha emigrado da Alemanha antes de 1904 perdeu automaticamente a sua nacionalidade alemã após uma permanência de 10 anos no exterior. Isto só não ocorreu nos casos em que foi feita uma matrícula, dentro deste período de 10 anos, junto ao consulado imperial.

3) Um alemão perde a nacionalidade alemã automaticamente quando adquire uma nacionalidade estrangeira por opção própria (por exemplo a nacionalidade brasileira).

4) Antepassados alemães que fizerem parte do grupo de pessoas que, após 1933, tiveram que deixar a Alemanha por razões políticas, raciais ou religiosas durante o regime nazista, podem naturalizar-se alemães novamente (reintegração). Neste caso, não importa se o interessado ou o antepassado adquiriu uma outra nacionalidade por opção própria após o dia 25.11.1941

Documentos e certidões da Alemanha (consultar o Consulado para saber se são necessários todos os documentos)

- Certidão de nascimento do requerente, do pai e do avô paterno ou somente da mãe caso a nacionalidade seja adquirida através dela (apenas para nascidos após 1975);

- Certidão de casamento de pais e avôs paternos;
- Certidão de óbito dos antepassados;
- Carteira de identidade de todas as pessoas relacionadas no requerimento;
- Carteira de identidade brasileira para os estrangeiros -- pai, avô etc.
- Passaportes antigos ou outros documentos de viagem dos antepassados que vieram para o Brasil;
- Comprovante de entrada no país;
- Outros documentos em que conste a nacionalidade alemã do antepassado;
 - Eventual inscrição no registro do consulado alemão;
- Certidão negativa de naturalização brasileira, obtida no Ministério da Justiça.
É possível obter certidões do ascendente alemão em todas as cidades da Alemanha. É necessário saber a data e a cidade onde a pessoa nasceu.

Quais os procedimentos?

Para um aconselhamento específico o interessado deverá comparecer pessoalmente à Embaixada durante o período de atendimento ao público. Não é necessário agendar um horário.

Caso persistam dúvidas e o interessado não queira comparecer pessoalmente, poderá enviar um e-mail ou telefonar para a Embaixada.

Fonte: Consulado Geral da República Federal da Alemanha

Mais Informações

Consulado Geral da República Federal da Alemanha
Rua Professor Annes Dias, 112/11° andar
90020-090 Porto Alegre - RS
Tel.: (051) 3224 9255/3224 9592
Fax: (051) 3226 4909
consuladoalemanhapoa@terra.com.br

Atendimento ao público (assuntos jurídicos e consulares): de Segunda a Sexta das 8.30 às11.30 h. Para outros assuntos solicita-se marcar hora por telefone.

A área de jurisdição do Consulado Geral Alemão em Porto Alegre abrange os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Embaixada da Alemanha em Brasília
SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25
70415-900 Brasília - DF
Caixa Postal 030 - 70359-970 Brasília - DF
Tel: (061) 443-7330 / Fax: (061) 443-7508
Formulários e informações

Atendimento ao público (assuntos jurídicos e consulares): de segunda a sexta, das 9h às 12h.
Para outros assuntos, solicita-se agendar por telefone.
A área de jurisdição da Embaixada Alemã em Brasília abrange todo o território brasileiro.
Para assuntos específicos, sobretudo jurídicos e consulares, ela é diretamente responsável pelos Estados de Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.

Vantagens ao obter dupla cidadania

- Facilidade de locomoção na Comunidade Européia sem vistos
- Rapidez no check-in alfandegário
- Possibilidade de fixar residência sem a necessidade de vistos
- Estudar e trabalhar legalmente como qualquer cidadão europeu

Também foram encontradas as seguintes matérias

Cidadania alemã só após curso e teste
Meu bisavô era alemão...

Perguntas encontras na Internet ( os nomes das pessoas envolvidas foram retiradas para manter a privacidade)
 
- Meus bisavós vieram da Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Mas pelo que me falaram, havia muita repressão no Brasil para os alemães, que não podiam falar em alemão aqui, por isso os sobrenomes foram trocados. Meu avó já não tem sobrenome alemão, mesmo sendo filho direto de alemães. Existe a possibilidade de eu conseguir cidadania alemã?
 
R 1. Meu pai veio da Alemanha em 1924 (não trocou de nome, só aportuguesou de Johann para João, mantendo o mesmo sobrenome), e eu consegui a cidadania alemã.
 
R 2.Sei que, para dupla nacionalidade, seus bisavos não podem ter sidos naturalizados (vc deve entrar no site do ministério da justiça pra verificar isso) e ter documentação da alemanha como a certidao de nascimento e a de casamento dos seus bisavos, como documentação mínima.
 
- Estou juntando documentos para requerer dupla cidadania, e entre eles pede a inclusão de documento de entrada de imigrantes, sendo que o meu trisavô emigrou aproximadamente em 1860 indo para a então Colônia Theresópolis com a esposa e dois filhos. Gostaria de saber se em suas pesquisas você tem alguma informação a respeito ou alguma dica de como conseguir tal informação?.
 
R. Consulte a Embaixada ou algum Consulado da Alemanha, pois acredito que não vais conseguir a dupla cidadania, já que teu antepassado nasceu antes de 1871, data da unificação da Alemanha. Portanto, antes de 1871 a Alemanha não existia como país.
 
- Preciso de ajuda pois quero alterar a grafia do sobrenome do meu marido para a maneira correta ou saber como realmente é a grafia correta.
 
R. Não sei para que queres saber a correta grafia do sobrenome do teu marido. Se for para conseguir dupla cidadania deves levar em consideração que a grafia feita pelo cartório nem sempre é a correta. Sugiro que descubras como o sobrenome é escrito no país de origem e, principalmente, como era escrito o sobrenome do antepassado imigrante do teu marido. Às vezes existe divergência de grafia até lá. Cartórios e ou igrejas nem sempre escrevem certo, não sendo referência para a grafia correta (observação do blog: por isso temos os Breitenbach registrados de diversas maneiras). Muitas vezes a própria pessoa imigrante não sabe seu nome ao certo.

Relato

Acho que nunca se deu tanta importância à imigração, genealogia como hoje. Talvez pela corrida que há pela obtenção de dupla cidadania, todo mundo quer saber sua origem, de onde vieram seus antepassados e quando chegaram ao Brasil.

E com a internet para facilitar as pesquisas, o interesse é cada vez maior. Isso é ótimo, pois estamos resgatando nossa história. Mas as fontes de pesquisa são muito raras, justamente porque não davam o devido valor na preservação de dados. Só agora, surgem pesquisadores e historiadores para resgatar e preservar tudo isso. Antes tarde do que nunca...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

3ª Geração de Johannes Breitenbach

Nas pesquisas até o momento consta que José Manoel Breitenbach é o primeiro filho de Johannes Breitenbach e Elisabeth Lampert.
Nascido em 13/11/1850, residia em Picada Feliz quando se casou com Maria Rüschel, foram morar em Bom Fim cidade que se iniciava.
Faleceu em 8/05/1930 em Bom Princípio.
José Manoel (em muitos registros só Manoel) e Maria tiveram 16 filhos.


2ª Geração de Jacob Breitenbach

Jacob Breitbach casou com Anna Maria Thull (ambos alemães) em 22/02/1838 na Igreja Católica Sankt Martinus em Ensch - antiga Prússia.


Foram localizados 7 filhos sendo que os 4 primeiros nasceram na Alemanha e os 3 últimos em Dois Irmãos na época pertencia à São Leopoldo.

2ª Geração
1º filho recebeu o nome do avô paterno.
2ª filha recebeu o nome da mãe.
3º filho recebeu o nome do avô materno.
4º filho recebeu o nome do irmão do Jacob.

3ª Geração de Catharina Breitenbach

Josefina Kempgens

Chegou ao Brasil com aproximadamente 1 ano, viveu sua vida em Rincão del Rey (Santa Cruz do Sul/RS)onde se casou com Johann Rabuske em 12/06/1869 aos 22 anos. Faleceu de morte natural aos 89 anos.

_________
Johann (Joseph) Carl Rabuske
Filho de (Franz) Anton Rabuski e Dorothea Müller
Nasceu na Silésia - Prússia por volta de 1840/41
Viúvo de Maria Werlang (1843-1867)


Fernando Luiz à Campis

Brasileiro nascido no dia 28/02/1858, consta que sua profissão era criador (mas não informa que tipo de criação). Se casou com Leoqueta Mac-Carthy com quem teve 5 filhos. Faleceu aos 77 anos de morte natural em Rincão Del Rey.


___________
Leoqueta Mac-Carthy
(27/09/1885-1/08/1954)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ascendência dos Breitenbach na Alemanha

Descendant Register, Generation No. 1

_____________________________________

1. Jakob Breidbach was born Bef 1760 in Raum Ensch, , RP, DEU, and died 25 Jan 1793 in Ensch, RP, DEU. He married Anna Clara Turner, daughter of  Stephan Turner and Anna Maria Meisberger. She was born 1740 in Ensch, RP, DEU, and died 03 Dec 1775 in Ensch, RP, DEU. He married Margaretha Schommer 07 Feb 1776 in Ensch, RP, DEU, daughter of Johann Schommer and Margaretha Schommer. She was born Bef 1760 in Raum Ensch, , RP, DEU.

Children of Jakob Breidbach and Anna Clara Turner are:

2 i. Thomas Breidbach was born Abt 1766 in Ensch, RP, DEU, and died 03 Jan 1771 in Ensch, RP, DEU.

3 ii. Barbara Breidbach was born 21 Dec 1766 in Ensch, RP, DEU, and died 03 Mar 1771 in Ensch, RP, DEU.

+ 4 iii. Mathias Breidbach was born 03 Jan 1769 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Oct 1818 in Ensch, RP, DEU.

5 iv. Maria Catharina Breidbach was born 01 Nov 1771 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Mar 1772 in Ensch, RP, DEU.

+ 6 v. Thomas Breidbach was born 14 Jan 1773 in Ensch, RP, DEU, and died 07 May 1803 in Ensch, RP, DEU.

7 vi. Nikolaus Josef Breidbach was born 28 Oct 1775 in Ensch, RP, DEU, and died 29 Dec 1777 in Ensch, RP, DEU.

Children of Jakob Breidbach and Margaretha Schommer are:

8 i. Catharina Breidbach was born 29 Jan 1777 in Ensch, RP, DEU, and died 17 Feb 1778 in Ensch, RP, DEU.

9 ii. Maria Eva Breidbach was born 23 Sep 1778 in Ensch, RP, DEU, and died 13 Apr 1782 in Ensch, RP, DEU.

+ 10 iii. Adam Breidbach was born 18 Jun 1780 in Ensch, RP, DEU.
________________________________________

Descendant Register, Generation No. 2
________________________________________

4. Mathias Breidbach (Jakob Breidbach1) was born 03 Jan 1769 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Oct 1818 in Ensch, RP, DEU. He married Maria Rosa Becker 12 Feb 1794 in Ensch, RP, DEU, daughter of Jakob Becker and Anna Catharina Bohr. She was born 13 Feb 1775 in Ensch, RP, DEU, and died 13 May 1847 in Ensch, RP, DEU.

Children of Mathias Breidbach and Maria Rosa Becker are:

+ 11 i. Anna Maria Breidbach was born 15 Nov 1795 in Ensch, RP, DEU, and died 06 Mar 1857 in Ensch, RP, DEU.

12 ii. Anna Margaretha Breidbach was born 17 Dec 1797 in Ensch, RP, DEU, and died 17 Oct 1800 in Ensch, RP, DEU.

13 iii. Mathias Breidbach was born Abt 1800 in Ensch, RP, DEU, and died 26 Sep 1800 in Ensch, RP, DEU.

+ 14 iv. Catharina Breidbach was born 04 Aug 1802 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Apr 1882 in Ensch, RP, DEU.

+ 15 v. Jakob (Chegou ao Brasil em 1846) Breidbach was born 19 Nov 1804 in Ensch, RP, DEU.

16 vi. Margaretha Breidbach was born 13 Dec 1807 in Ensch, RP, DEU, and died 08 Oct 1814 in Ensch, RP, DEU.

+ 17 vii. Maria Rosa Breidbach was born 29 May 1810 in Ensch, RP, DEU, and died 28 Mar 1875 in Ensch, RP, DEU.

+ 18 viii. Johann Mathias Breidbach was born 03 Oct 1812 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Feb 1865 in Ensch, RP, DEU.

+ 19 ix. Angela Breidbach was born 26 Mar 1816 in Ensch, RP, DEU, and died 03 Feb 1892 in Ensch, RP, DEU.

6. Thomas Breidbach (Jakob Breidbach1) was born 14 Jan 1773 in Ensch, RP, DEU, and died 07 May 1803 in Ensch, RP, DEU. He married Anna Margaretha Bläsius 02 Jun 1791 in Ensch, RP, DEU, daughter of Johann Georg Bläsius and Anna Maria Welter. She was born 31 Mar 1768 in Ensch, RP, DEU, and died 13 May 1843 in Ensch, RP, DEU.


Children of Thomas Breidbach and Anna Margaretha Bläsius are:

20 i. Johann Georg Breidbach was born 04 Dec 1791 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Aug 1794 in Ensch, RP, DEU.

+ 21 ii. Mathias (Chegou ao Brasil em 1829) Breidbach was born 27 Oct 1793 in Ensch, RP, DEU, and died in BRASIL.

22 iii. Maria Rosa Breidbach was born 13 Jul 1796 in Ensch, RP, DEU, and died 27 Jan 1814 in Ensch, RP, DEU.

23 iv. Anna Maria Breidbach was born 13 Oct 1798 in Ensch, RP, DEU, and died 11 Sep 1800 in Ensch, RP, DEU.

+ 24 v. Nikolaus Breidbach was born 18 Jan 1801 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Jan 1875 in Ensch, RP, DEU.

25 vi. Mathias Breidbach was born 27 Oct 1803 in Ensch, RP, DEU.


10. Adam Breidbach (Jakob Breidbach1) was born 18 Jun 1780 in Ensch, RP, DEU. He married Rosa Welter, daughter of Martin Welter and Anna Maria Brottner. She was born 1769 in Riol, , RP, DEU, and died 01 Nov 1832 in Ensch, RP, DEU.


Children of Adam Breidbach and Rosa Welter are:

+ 26 i. Jakob Breidbach was born 17 Jul 1798 in Ensch, RP, DEU, and died 27 Apr 1845 in Ensch, RP, DEU.

27 ii. Mathias Breidbach was born 17 Jul 1798 in Ensch, RP, DEU, and died 24 Sep 1800 in Ensch, RP, DEU.

28 iii. Thomas Breidbach was born 27 Dec 1799 in Ensch, RP, DEU, and died 15 Feb 1800 in Ensch, RP, DEU.

29 iv. Margaretha Breidbach was born 23 Nov 1800 in Ensch, RP, DEU, and died 05 Jan 1805 in Ensch, RP, DEU.

30 v. Peter Breidbach was born 15 Aug 1802 in Ensch, RP, DEU, and died 26 Nov 1865 in Ensch, RP, DEU.

+ 31 vi. Catharina Breidbach was born 07 May 1804 in Ensch, RP, DEU, and died 23 May 1883 in Ensch, RP, DEU.

+ 32 vii. Anna Maria Breidbach was born 30 Oct 1806 in Ensch, RP, DEU, and died 04 Mar 1868 in Ensch, RP, DEU.

33 viii. Johannes Breidbach was born 31 Mar 1812 in Ensch, RP, DEU, and died 25 Apr 1813 in Ensch, RP, DEU.

______________________________________

Descendant Register, Generation No. 3
________________________________________

11. Anna Maria Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 15 Nov 1795 in Ensch, RP, DEU, and died 06 Mar 1857 in Ensch, RP, DEU. She married Peter Lorscher 02 Feb 1820 in Ensch, RP, DEU, son of Friedrich Lothar Lorscher and Maria Barbara Burg. He was born 01 Aug 1799 in Ensch, RP, DEU, and died 02 Apr 1844 in Ensch, RP, DEU.


Children of Anna Maria Breidbach and Peter Lorscher are:

34 i. Rosa Lorscher was born 14 Jan 1821 in Ensch, RP, DEU.

35 ii. Peter Lorscher was born 11 Jan 1822 in Ensch, RP, DEU, and died 30 Dec 1822 in Ensch, RP, DEU.

+ 36 iii. Maria Rosa Lorscher was born 01 Jan 1824 in Ensch, RP, DEU, and died 01 Jul 1874 in Ensch, RP, DEU.

37 iv. Peter Lorscher was born 17 Nov 1825 in Ensch, RP, DEU, and died 02 Apr 1844 in Ensch, RP, DEU.

38 v. Catharina Lorscher was born 02 Apr 1828 in Ensch, RP, DEU.

39 vi. Anna Maria Lorscher was born 22 May 1830 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Oct 1831 in Ensch, RP, DEU.

40 vii. Mathias Lorscher was born 19 Sep 1832 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Sep 1834 in Ensch, RP, DEU.

+ 41 viii. Angela Lorscher was born 01 Dec 1834 in Ensch, RP, DEU.

+ 42 ix. Mathias Lorscher was born 13 Dec 1836 in Ensch, RP, DEU.


14. Catharina Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 04 Aug 1802 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Apr 1882 in Ensch, RP, DEU. She married Jakob Thul 05 Feb 1832 in Ensch, RP, DEU, son of Peter Thul and Maria Catharina Regneri. He was born 08 Sep 1802 in Ensch, RP, DEU, and died 25 Jan 1844 in Ensch, RP, DEU.

Children of Catharina Breidbach and Jakob Thul are:

+ 43 i. Rosa Thul was born 17 Nov 1832 in Ensch, RP, DEU.

44 ii. Peter Thul was born 25 Sep 1837 in Ensch, RP, DEU.

15. Jakob (br 1841 us) Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 19 Nov 1804 in Ensch, RP, DEU. He married Anna Maria Thul 22 Feb 1838 in Ensch, RP, DEU, daughter of Peter Thul and Anna Elisabetha Bach. She was born 09 Nov 1811 in Ensch, RP, DEU.

Children of Jakob (br 1841 us) Breidbach and Anna Maria Thul are:

45 i. Mathias Breidbach was born 02 Feb 1839 in Ensch, RP, DEU.

46 ii. Anna Maria Breidbach was born 25 May 1841 in Ensch, RP, DEU.

47 iii. Peter Breidbach was born 05 Nov 1843 in Ensch, RP, DEU, and died 05 Oct 1844 in Ensch, RP, DEU.

48 iv. Johann Breidbach was born 14 Feb 1846 in Ensch, RP, DEU.


17. Maria Rosa Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 29 May 1810 in Ensch, RP, DEU, and died 28 Mar 1875 in Ensch, RP, DEU. She married Anton Thul 10 Feb 1836 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Georg Thul and Margaretha Stump. He was born 03 Dec 1808 in Ensch, RP, DEU, and died 25 May 1879 in Ensch, RP, DEU.

Children of Maria Rosa Breidbach and Anton Thul are:

+ 49 i. Peter Thul was born 15 Dec 1836 in Ensch, RP, DEU.

+ 50 ii. Rosa Thul was born 25 Mar 1840 in Ensch, RP, DEU.

18. Johann Mathias Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 03 Oct 1812 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Feb 1865 in Ensch, RP, DEU. He married Gertrude Berg 16 Feb 1852 in Ensch, RP, DEU, daughter of Jakob Berg and Margaretha Stump. She was born 09 Apr 1821 in Riol, , RP, DEU.

Children of Johann Mathias Breidbach and Gertrude Berg are:

+ 51 i. Peter Breidbach was born 09 Nov 1852 in Ensch, RP, DEU.

52 ii. Marianna Breidbach was born 30 May 1855 in Ensch, RP, DEU, and died 12 Feb 1862 in Ensch, RP, DEU.

53 iii. Rosa Breidbach was born 02 Jul 1862 in Ensch, RP, DEU. She married Johann Jungels 20 Oct 1888 in Ensch, RP, DEU, son of Peter Jungels and Anna Maria Clasen. He was born Abt 1862 in Kernscheid, , RP, DEU.

19. Angela Breidbach (Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 26 Mar 1816 in Ensch, RP, DEU, and died 03 Feb 1892 in Ensch, RP, DEU. She married Peter Monzel 15 Feb 1841 in Ensch, RP, DEU, son of Mathias Monzel and Elisabetha Weber. He was born Abt 1816 in Monzel, , RP, DEU, and died 16 Feb 1887 in Ensch, RP, DEU.

Children of Angela Breidbach and Peter Monzel are:

54 i. Peter Monzel was born 19 Dec 1841 in Ensch, RP, DEU, and died 17 Feb 1853 in Ensch, RP, DEU.

55 ii. Mathias Monzel was born 25 Sep 1843 in Ensch, RP, DEU.

56 iii. Rosa Monzel was born 30 Dec 1845 in Ensch, RP, DEU, and died 15 Sep 1899 in Ensch, RP, DEU.

57 iv. Nikolaus Monzel was born 24 Jun 1850 in Ensch, RP, DEU, and died 28 Jul 1859 in Ensch, RP, DEU.

+ 58 v. Johann Monzel was born Abt 1860 in Ensch, RP, DEU.

59 vi. Angela Monzel was born 11 Feb 1861 in Ensch, RP, DEU.


21. Mathias (br 1823) Breidbach (Thomas Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 27 Oct 1793 in Ensch, RP, DEU, and died in BRA. He married Margaretha (br) Merges 16 Jan 1823 in Ensch, RP, DEU, daughter of Wendel Merges and Anna Maria Krantz. She was born 03 Feb 1797 in Ensch, RP, DEU, and died in BRA.


Children of Mathias (br 1823) Breidbach and Margaretha (br) Merges are:

60 i. Wendel Breidbach was born 22 Dec 1823 in Ensch, RP, DEU, and died 26 Jan 1824 in Ensch, RP, DEU.

61 ii. Nikolaus Breidbach was born 29 Dec 1824 in Ensch, RP, DEU.


24. Nikolaus Breidbach (Thomas Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 18 Jan 1801 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Jan 1875 in Ensch, RP, DEU. He married Maria Eva Krisan 07 Feb 1832 in Ensch, RP, DEU, daughter of Jakob Krisan and Barbara Thielen. She was born 17 Nov 1798 in Ensch, RP, DEU, and died 12 Jan 1868 in Ensch, RP, DEU.


Children of Nikolaus Breidbach and Maria Eva Krisan are:

+ 62 i. Maria Magdalena Breidbach was born 30 Nov 1833 in Ensch, RP, DEU.

63 ii. Martin Nikolaus Breidbach was born 11 Nov 1836 in Ensch, RP, DEU, and died 02 Dec 1847 in Ensch, RP, DEU.

64 iii. Anna Maria Gertrude Breidbach was born 17 Mar 1843 in Ensch, RP, DEU.

+ 65 iv. Catharina (Anna Maria) Breidbach was born Bef 1849 in Ensch, RP, DEU.


26. Jakob Breidbach (Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 17 Jul 1798 in Ensch, RP, DEU, and died 27 Apr 1845 in Ensch, RP, DEU. He married Anna Maria Lorig 02 Mar 1840 in Ensch, RP, DEU, daughter of Mathias Lorig and Elisabetha Schmitz. She was born 12 Nov 1809 in Schweich, , RP, DEU, and died 26 Apr 1877 in Ensch, RP, DEU.

Child of Jakob Breidbach and Anna Maria Lorig is:

+ 66 i. Peter Breidbach was born 29 Mar 1845 in Ensch, RP, DEU.

31. Catharina Breidbach (Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 07 May 1804 in Ensch, RP, DEU, and died 23 May 1883 in Ensch, RP, DEU. She married Peter Bohnert 26 Feb 1835 in Ensch, RP, DEU, son of Nikolaus Bohnert and Anna Maria Newel. He was born 20 Sep 1801 in Ensch, RP, DEU, and died 28 Jan 1867 in Ensch, RP, DEU.

Children of Catharina Breidbach and Peter Bohnert are:

+ 67 i. Anna Maria Bonert was born 22 Nov 1836 in Ensch, RP, DEU.

68 ii. Adam Bonert was born 26 Mar 1838 in Ensch, RP, DEU, and died 29 Dec 1840 in Ensch, RP, DEU.

69 iii. Jakob Bonert was born 21 Sep 1839 in Ensch, RP, DEU, and died 05 Nov 1841 in Ensch, RP, DEU.

70 iv. Peter Bonert was born 21 Jun 1841 in Ensch, RP, DEU, and died 22 Feb 1843 in Ensch, RP, DEU.

71 v. Mathias Bonert was born 24 Oct 1842 in Ensch, RP, DEU.

+ 72 vi. Catharina Bonert was born 29 Jun 1845 in Ensch, RP, DEU.

32. Anna Maria Breidbach (Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 30 Oct 1806 in Ensch, RP, DEU, and died 04 Mar 1868 in Ensch, RP, DEU. She married Mathias Merges 06 Feb 1842 in Ensch, RP, DEU, son of Wendel Merges and Anna Maria Krantz. He was born 29 Dec 1807 in Ensch, RP, DEU, and died 18 Apr 1878 in Ensch, RP, DEU.

Children of Anna Maria Breidbach and Mathias Merges are:

73 i. Anna Margaretha Merges was born 14 Mar 1837 in Ensch, RP, DEU.

74 ii. Catharina Merges was born 16 Feb 1843 in Ensch, RP, DEU, and died 21 Mar 1843 in Ensch, RP, DEU.

75 iii. Johann Merges was born 02 Apr 1845 in Ensch, RP, DEU.

________________________________________

Descendant Register, Generation No. 4
________________________________________

36. Maria Rosa Lorscher (Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 01 Jan 1824 in Ensch, RP, DEU, and died 01 Jul 1874 in Ensch, RP, DEU. She married Josef Meyer 03 Mar 1851 in Ensch, RP, DEU, son of Josef Meyer and Catharina Thesen. He was born 10 Oct 1812 in Kenn, , RP, DEU, and died 09 Aug 1890 in Ensch, RP, DEU.

Children of Maria Rosa Lorscher and Josef Meyer are:

76 i. Johann Nepomuk Meyer was born 16 May 1852 in Ensch, RP, DEU, and died 07 Oct 1871 in Ensch, RP, DEU.

+ 77 ii. Rosa Meyer was born 26 Feb 1860 in Ensch, RP, DEU.

41. Angela Lorscher (Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 01 Dec 1834 in Ensch, RP, DEU. She married Theodore Bach 30 Jan 1859 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Adam Bach and Helena Berens. He was born 27 Apr 1827 in Schleich, , RP, DEU.

Children of Angela Lorscher and Theodore Bach are:

78 i. Angela Bach was born 27 Oct 1859 in Ensch, RP, DEU.

79 ii. Rosa Bach was born 20 Jul 1861 in Ensch, RP, DEU.

80 iii. Barbara Bach was born 07 Nov 1862 in Ensch, RP, DEU.

81 iv. Mathias Bach was born 24 Jan 1865 in Ensch, RP, DEU.

82 v. Johann Bach was born 23 Oct 1866 in Ensch, RP, DEU.

83 vi. Michael Bach was born 30 Sep 1869 in Ensch, RP, DEU.

+ 84 vii. Catharina Bach was born 05 Oct 1873 in Schleich, , RP, DEU.

85 viii. Peter Bach was born 18 Jun 1878 in Ensch, RP, DEU.

42. Mathias Lorscher (Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 13 Dec 1836 in Ensch, RP, DEU. He married Catharina Schmitz 02 Oct 1864 in Schleich, , RP, DEU, daughter of Nikolaus Schmitz and Angela Bach. She was born 03 Sep 1840 in Ensch, RP, DEU, and died 26 Jan 1883 in Ensch, RP, DEU.

Children of Mathias Lorscher and Catharina Schmitz are:

86 i. Anna Maria Lorscher was born 30 Sep 1865 in Schleich, , RP, DEU, and died 25 Oct 1877 in Schleich, , RP, DEU.

+ 87 ii. Gertrude Lorscher was born 21 Dec 1866 in Schleich, , RP, DEU.

88 iii. Mathias Lorscher was born 07 Sep 1868 in Schleich, , RP, DEU.

89 iv. Catharina Lorscher was born 03 Nov 1870 in Schleich, , RP, DEU.

90 v. Jakob Lorscher was born 24 Aug 1872 in Schleich, , RP, DEU.

91 vi. Peter Lorscher was born 01 Nov 1874 in Schleich, , RP, DEU, and died 16 May 1875 in Schleich, , RP, DEU.

92 vii. Nikolaus Lorscher was born 28 Feb 1876 in Schleich, , RP, DEU, and died 01 Aug 1876 in Schleich, , RP, DEU.

93 viii. Elisabetha Lorscher was born 18 Jun 1877 in Schleich, , RP, DEU.

94 ix. Peter Lorscher was born 21 Feb 1879 in Schleich, , RP, DEU.

95 x. Anna Maria Lorscher was born 29 Dec 1882 in Schleich, , RP, DEU.

43. Rosa Thul (Catharina Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 17 Nov 1832 in Ensch, RP, DEU. She married Josef Lorig 02 Apr 1861 in Ensch, RP, DEU, son of Mathias Lorig and Elisabetha Schmitz. He was born 18 Oct 1823 in Schweich, , RP, DEU, and died 25 Jun 1885 in Ensch, RP, DEU.

Children of Rosa Thul and Josef Lorig are:

+ 96 i. Catharina Lorich was born 05 Jun 1862 in Ensch, RP, DEU, and died 11 Nov 1899 in Ensch, RP, DEU.

97 ii. Anna Maria Lorich was born 03 May 1864 in Ensch, RP, DEU.

98 iii. Angela Lorich was born 13 Oct 1866 in Ensch, RP, DEU. She married Johann Wallerath 07 Feb 1896 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Wallerath and Anna Maria Bläsius. He was born 26 May 1862 in Schweich, , RP, DEU.

99 iv. Maria Lorich was born 12 Nov 1870 in Ensch, RP, DEU, and died 01 Dec 1874 in Ensch, RP, DEU.

49. Peter Thul (Maria Rosa Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 15 Dec 1836 in Ensch, RP, DEU. He married Sibilla Merges 06 Jul 1862 in Ensch, RP, DEU, daughter of Nikolaus Merges and Margaretha Bomberding. She was born 21 Feb 1836 in Ensch, RP, DEU.

Children of Peter Thul and Sibilla Merges are:

100 i. Nikolaus Thul was born 04 Dec 1862 in Ensch, RP, DEU.

101 ii. Mathias Thul was born 26 Jan 1864 in Ensch, RP, DEU.

102 iii. Margaretha Thul was born 16 Jul 1866 in Ensch, RP, DEU.

103 iv. Rosa Thul was born 28 Oct 1875 in Ensch, RP, DEU.

50. Rosa Thul (Maria Rosa Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 25 Mar 1840 in Ensch, RP, DEU. She married Anton Kuhnen 08 Feb 1865 in Ensch, RP, DEU, son of Jakob Kuhnen and Margaretha Kremmer. He was born 19 Aug 1837 in Ensch, RP, DEU.

Children of Rosa Thul and Anton Kuhnen are:

104 i. Rosa Kuhnen was born 24 Oct 1865 in Ensch, RP, DEU. She married Peter Kremmer 08 Feb 1893 in Ensch, RP, DEU, son of Jakob Kremmer and Elisabetha Goebel. He was born 1862 in Mehring, , RP, DEU.

105 ii. Anna Maria Kuhnen was born 11 Sep 1868 in Ensch, RP, DEU, and died 31 Jan 1869 in Ensch, RP, DEU.

+ 106 iii. Anna Maria Kuhnen was born 25 Jul 1870 in Ensch, RP, DEU.

107 iv. Jakob Kuhnen was born 08 Mar 1873 in Ensch, RP, DEU, and died 04 Dec 1874 in Ensch, RP, DEU.

108 v. Angela Kuhnen was born 05 Sep 1876 in Ensch, RP, DEU.

109 vi. Mathias Kuhnen was born 21 Feb 1880 in Ensch, RP, DEU, and died 10 Sep 1880 in Ensch, RP, DEU.



51. Peter Breidbach (Johann Mathias Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 09 Nov 1852 in Ensch, RP, DEU. He married Catharina Newel 07 Feb 1885 in Ensch, RP, DEU, daughter of Josef Newel and Elisabetha Bach. She was born 28 Oct 1858 in Schleich, , RP, DEU.



Children of Peter Breidbach and Catharina Newel are:

+ 110 i. Rosa Breidbach was born 20 Dec 1885 in Ensch, RP, DEU, and died 24 Feb 1963 in Bekond, , RP, DEU.

111 ii. Peter Breidbach was born 11 Feb 1887 in Ensch, RP, DEU.

112 iii. Nikolaus Breidbach was born 14 Mar 1888 in Ensch, RP, DEU.

113 iv. Catharina Breidbach was born 11 Jun 1889 in Ensch, RP, DEU.

114 v. Mathias Breidbach was born 16 Oct 1890 in Ensch, RP, DEU.

115 vi. Jakob Breidbach was born 11 Nov 1891 in Ensch, RP, DEU, and died 07 Mar 1892 in Ensch, RP, DEU.

116 vii. Josef Breidbach was born 23 Mar 1893 in Ensch, RP, DEU.

117 viii. Maria Breidbach was born 23 Nov 1894 in Ensch, RP, DEU, and died 08 Mar 1896 in Ensch, RP, DEU.

118 ix. Johann Breidbach was born 03 Feb 1898 in Ensch, RP, DEU.


58. Johann Monzel (Angela Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born Abt 1860 in Ensch, RP, DEU. He married Margaretha Loch 08 Feb 1888 in Ensch, RP, DEU, daughter of Georg Loch and Catharina Regneri. She was born 26 Mar 1860 in Ensch, RP, DEU.

Children of Johann Monzel and Margaretha Loch are:

119 i. Mathias Monzel was born 27 Nov 1888 in Ensch, RP, DEU.

120 ii. Peter Monzel was born 03 May 1890 in Ensch, RP, DEU.

121 iii. Angela Monzel was born 12 Jan 1892 in Ensch, RP, DEU.

122 iv. Veronica Monzel was born 07 Mar 1893 in Ensch, RP, DEU.

123 v. Rosa Monzel was born 26 Nov 1894 in Ensch, RP, DEU.

124 vi. Margaretha Monzel was born 14 Nov 1897 in Ensch, RP, DEU, and died 17 Feb 1898 in Ensch, RP, DEU.

125 vii. Jakob Monzel was born 01 Apr 1899 in Ensch, RP, DEU.

62. Maria Magdalena Breidbach (Nikolaus Breidbach3, Thomas Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 30 Nov 1833 in Ensch, RP, DEU. She married Jakob Lenert 10 Feb 1857 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Lenert and Anna Maria Stadtfeld. He was born 02 Mar 1834 in Dhron, , RP, DEU.

Children of Maria Magdalena Breidbach and Jakob Lenert are:

126 i. Anna Maria Lenert was born 13 Jan 1858 in Dhron, , RP, DEU.

127 ii. Catharina Lenert was born 29 Jul 1859 in Dhron, , RP, DEU.

128 iii. Margaretha Lenert was born 17 Oct 1862 in Dhron, , RP, DEU.

129 iv. Clara Lenert was born 05 Sep 1865 in Dhron, , RP, DEU.

65. Catharina (Anna Maria) Breidbach (Nikolaus Breidbach3, Thomas Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born Bef 1849 in Ensch, RP, DEU. She married Nikolaus Regneri 19 Jul 1862 in Ensch, RP, DEU, son of Peter Regneri and Maria Magdalena Mohrbach. He was born Bef 1849 in Ensch, RP, DEU.

Children of Catharina (Anna Maria) Breidbach and Nikolaus Regneri are:

130 i. Magdalena Regneri was born 10 Dec 1863 in Ensch, RP, DEU. She married Franz Hackenbruch 01 Feb 1893 in Ensch, RP, DEU, son of Franz Hackenbruch and Maria Anna Krantz. He was born Abt 1863 in Mehring, , RP, DEU.

131 ii. Peter Regneri was born 31 Mar 1866 in Ensch, RP, DEU.

132 iii. Theresia Regneri was born 11 Nov 1867 in Ensch, RP, DEU, and died 28 Jan 1869 in Ensch, RP, DEU.

133 iv. Anna Maria Regneri was born 15 Dec 1869 in Ensch, RP, DEU.

134 v. Franz Regneri was born 30 Dec 1872 in Ensch, RP, DEU.

135 vi. Filia Regneri was born 13 May 1876 in Ensch, RP, DEU, and died 13 May 1876 in Ensch, RP, DEU.

136 vii. Angela Regneri was born 19 Dec 1877 in Ensch, RP, DEU.

66. Peter Breidbach (Jakob Breidbach3, Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 29 Mar 1845 in Ensch, RP, DEU. He married Maria Catharina Regneri 03 Feb 1869 in Ensch, RP, DEU, daughter of Mathias Regneri and Maria Catharina Otten. She was born 01 Feb 1851 in Ensch, RP, DEU, and died 04 Jan 1881 in Ensch, RP, DEU.

Children of Peter Breidbach and Maria Catharina Regneri are:

137 i. Mathias Breidbach was born 13 Feb 1870 in Ensch, RP, DEU.

138 ii. Wilhelm Breidbach was born 22 Nov 1872 in Ensch, RP, DEU.

139 iii. Peter Breidbach was born 10 Dec 1874 in Ensch, RP, DEU, and died 09 Feb 1875 in Ensch, RP, DEU.

67. Anna Maria Bonert (Catharina Breidbach3, Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 22 Nov 1836 in Ensch, RP, DEU. She married Jakob Schneider 27 Jan 1866 in Ensch, RP, DEU, son of Wilhelm Schneider and Maria Margaretha Thome. He was born 21 Dec 1831 in Mehring, , RP, DEU.

Children of Anna Maria Bonert and Jakob Schneider are:

+ 140 i. Mathias Schneider was born 04 May 1867 in Ensch, RP, DEU.

141 ii. Catharina Schneider was born 13 Oct 1868 in Ensch, RP, DEU.

142 iii. Maria Schneider was born 20 Dec 1871 in Ensch, RP, DEU, and died 20 Dec 1871 in Ensch, RP, DEU.

143 iv. Veronika Schneider was born 25 Mar 1874 in Ensch, RP, DEU, and died 01 Dec 1874 in Ensch, RP, DEU.

144 v. Maria Schneider was born Abt 1875 in Ensch, RP, DEU.

72. Catharina Bonert (Catharina Breidbach3, Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 29 Jun 1845 in Ensch, RP, DEU. She married nn X. He was born Abt 1845 in Raum Ensch, , RP, DEU.

Child of Catharina Bonert and nn X is:

145 i. Anna Maria Bonert was born 05 Jun 1870 in Ensch, RP, DEU, and died 21 Jan 1891 in Ensch, RP, DEU.
________________________________________

Descendant Register, Generation No. 5
________________________________________

77. Rosa Meyer (Maria Rosa Lorscher4, Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 26 Feb 1860 in Ensch, RP, DEU. She married Peter Schue 24 Jan 1877 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Schue and Catharina Bläsius. He was born 31 Jan 1853 in Ensch, RP, DEU, and died 16 Mar 1892.

Children of Rosa Meyer and Peter Schue are:

146 i. Josef Schue was born 18 Jul 1877 in Ensch, RP, DEU.

+ 147 ii. Rosa Schue was born 14 Mar 1879 in Ensch, RP, DEU.

148 iii. Margaretha Schue was born 02 Feb 1881 in Ensch, RP, DEU.

149 iv. Gertrude Schue was born 12 Feb 1883 in Ensch, RP, DEU.

150 v. Peter Schue was born 06 May 1885 in Ensch, RP, DEU.

151 vi. Mathias Schue was born 03 Mar 1888 in Ensch, RP, DEU.

152 vii. Jakob Schue was born 01 Jan 1890 in Ensch, RP, DEU.

84. Catharina Bach (Angela Lorscher4, Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 05 Oct 1873 in Schleich, , RP, DEU. She married Michael Kratz 15 Jan 1898 in Ensch, RP, DEU, son of Johann Kratz and Anna Catharina Illigen. He was born 17 Nov 1872 in Föhren, , RP, DEU.

Children of Catharina Bach and Michael Kratz are:

153 i. Angela Kratz was born 11 Mar 1899 in Föhren, , RP, DEU.

154 ii. Mathias Kratz was born 09 Mar 1900 in Föhren, , RP, DEU.

155 iii. Michael Kratz was born 23 Sep 1901 in Föhren, , RP, DEU.

156 iv. Peter Kratz was born 16 Nov 1902 in Föhren, , RP, DEU. He married Gertrude Vasen. She was born Abt 1902 in Adenau, , RP, DEU.

87. Gertrude Lorscher (Mathias Lorscher4, Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 21 Dec 1866 in Schleich, , RP, DEU. She married Johann Otto 24 Jan 1894 in Ensch, RP, DEU, son of Philipp Otto and Barbara Martini. He was born 17 Oct 1862 in Ensch, RP, DEU.

Children of Gertrude Lorscher and Johann Otto are:

157 i. Margaretha Otto was born 01 Jan 1895 in Ensch, RP, DEU, and died 06 Jul 1895 in Ensch, RP, DEU.

158 ii. Mathias Otto was born 06 Mar 1896 in Ensch, RP, DEU.

159 iii. Johann Otto was born 11 Nov 1897 in Ensch, RP, DEU.

160 iv. Elisabetha Otto was born 21 Nov 1898 in Ensch, RP, DEU.

96. Catharina Lorich (Rosa Thul4, Catharina Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 05 Jun 1862 in Ensch, RP, DEU, and died 11 Nov 1899 in Ensch, RP, DEU. She married Mathias Merges 12 Feb 1887 in Ensch, RP, DEU, son of Michael Merges and Christina Otto. He was born 06 Apr 1860 in Ensch, RP, DEU.

Children of Catharina Lorich and Mathias Merges are:

161 i. Johann Merges was born 11 Nov 1887 in Ensch, RP, DEU.

162 ii. Philipp Merges was born 16 Aug 1889 in Ensch, RP, DEU.

163 iii. Angela Merges was born 01 Jul 1891 in Ensch, RP, DEU, and died 27 Oct 1894 in Ensch, RP, DEU.

164 iv. Rosa Merges was born 02 Apr 1893 in Ensch, RP, DEU.

165 v. Wilhelm Merges was born 04 Feb 1896 in Ensch, RP, DEU, and died 22 May 1896 in Ensch, RP, DEU.

106. Anna Maria Kuhnen (Rosa Thul4, Maria Rosa Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 25 Jul 1870 in Ensch, RP, DEU. She married Mathias Wagner 30 Jan 1894 in Ensch, RP, DEU, son of Theodore Wagner and Maria Anna Dixius. He was born 29 Jul 1865 in Ensch, RP, DEU.

Children of Anna Maria Kuhnen and Mathias Wagner are:

166 i. Anton Wagner was born 20 Oct 1894 in Ensch, RP, DEU.

167 ii. Angela Wagner was born 21 Oct 1896 in Ensch, RP, DEU.

168 iii. Rosa Wagner was born 28 Sep 1898 in Ensch, RP, DEU.

110. Rosa Breidbach (Peter Breidbach4, Johann Mathias Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 20 Dec 1885 in Ensch, RP, DEU, and died 24 Feb 1963 in Bekond, , RP, DEU. She married Johann Kuhnen 28 Jan 1914 in Bekond, , RP, DEU, son of Peter Kuhnen and Margaretha Schuster. He was born 04 Sep 1881 in Bekond, , RP, DEU, and died 23 Nov 1926 in Bekond, , RP, DEU.

Children of Rosa Breidbach and Johann Kuhnen are:

+ 169 i. Nikolaus Alois Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU.

170 ii. Maria Margaretha Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU.

171 iii. Catharina Kuhnen was born 21 Dec 1915 in Bekond, , RP, DEU, and died 20 May 1917 in Bekond, , RP, DEU.

172 iv. Angela Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU. She married Karl Hauprich. He was born Aft 1900 in Raum Bekond, , RP, DEU.

173 v. Josef Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU. He married Margaretha Liewen. She was born Aft 1900 in Raum Bekond, , RP, DEU.

174 vi. Rosa Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU. She married Johann Wey. He was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU.

175 vii. Maria Barbara Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU.

176 viii. Karl Kuhnen was born 14 Dec 1925 in Bekond, , RP, DEU, and died 14 Dec 1925 in Bekond, , RP, DEU.

177 ix. Catharina Kuhnen was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU. She married Peter Alois Schmitt. He was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU.

140. Mathias Schneider (Anna Maria Bonert4, Catharina Breidbach3, Adam Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 04 May 1867 in Ensch, RP, DEU. He married Maria Feiten 14 Feb 1898 in Ensch, RP, DEU, daughter of Jakob Feiten and Catharina Stein. She was born 06 Dec 1871 in Ensch, RP, DEU.

Child of Mathias Schneider and Maria Feiten is:

178 i. Maria Schneider was born 08 Jan 1899 in Ensch, RP, DEU.
________________________________________

Descendant Register, Generation No. 6
_______________________________________

147. Rosa Schue (Rosa Meyer5, Maria Rosa Lorscher4, Anna Maria Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born 14 Mar 1879 in Ensch, RP, DEU. She married nn X. He was born Abt 1879 in Ensch, RP, DEU.

Child of Rosa Schue and nn X is:

179 i. Maria Schue was born 04 Dec 1898 in Ensch, RP, DEU.

169. Nikolaus Alois Kuhnen (Rosa Breidbach5, Peter Breidbach4, Johann Mathias Breidbach3, Mathias Breidbach2, Jakob Breidbach1) was born Aft 1900 in Bekond, , RP, DEU. He married Johanna Zimmer, daughter of Josef Lothar Zimmer and Catharina Schmitt. She was born Aft 1910 in Bekond, , RP, DEU.

Children of Nikolaus Alois Kuhnen and Johanna Zimmer are:

180 i. Franz Josef Kuhnen was born Aft 1925 in Bekond, , RP, DEU. He married Martha Borscheid. She was born Aft 1925 in Bekond, , RP, DEU.

181 ii. Gertrude Kuhnen was born Aft 1925 in Bekond, , RP, DEU. She married Norbert Illigen. He was born Aft 1925 in Raum Bekond, , RP, DEU.

Fonte: RootsWeb is funded and supported by Ancestry.com and our loyal RootsWeb community

 * Informações coletadas por Roberto Petroucic e disponibilizadas no RootsWeb.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

UM BREITENBACH “DESGARRADO”


João Jacó Braitbach fundou um ramo da árvore genealógica no pampa gaúcho. Nascido em 14/6/1846, na Lomba Grande, partiu ainda moço para o sul do estado, tendo se estabelecido em São Gabriel. Casou-se com Maria Etelinda Ferreira de Miranda, natural de Dom Pedrito. O casal teve 5 filhos e 4 filhas.

João Jacó, que tinha como profissão o trabalho em couro (fazia botas, selas e outros utensílios de montaria e da lida campeira), faleceu em São Gabriel em 25/6/1924.

Temos muitas informações de sua descendência. Entretanto, falta comprovação documental de sua ligação com os Breitenbach do Vale do Sinos. Relatos de familiares gabrielenses confirmam que ele nasceu na Lomba Grande e que dois primos originários da Lomba Grande estiveram em São Gabriel para o serviço militar, tendo visitado a família.

Embora prossigamos a pesquisa, não foi possível ainda obter informações sobre os pais de João Jacó, nem sobre irmãos e irmãs dele (que teriam ficado no Vale do Sinos).

Qualquer informação ou sugestão capaz de fazer avançar nosso conhecimento será muito bem vinda.

Áurea Breitbach, bisneta.

* para contato, mande uma postagem pelo comentário.

** Como complemento informamos que consta no inventário de Nicolau Breitenbach o casamento de João com Maria Idalina, apesar dos nomes serem parecidos e questionarmos erros de registro, não há confirmação documental que trata-se do mesmo casal, por isso continuamos procurando informações ou histórias relatadas pelos mais velhos de um dos parentes que seguiu para São Gabriel, Dom Pedrito ou arredores. 
 
Torcemos para que você possa nos ajudar.

2012 - Temos a boa notícia para todos que este Breitenbach desgarrado é o primeiro neto do imigrante Mathias Breitenbach em solo brasileiro, por isso a dificuldade em achar suas origens. A toda família descendente deste desbravador do Rio Grande do Sul, que levou para São Gabriel o nome da família, estamos felizes por juntar todos vocês a nós que já sabemos um pouquinho mais de onde viemos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fotografias 12 a 19 - Rapazes

1213

1415

1617

1819

Preciso da ajuda de vocês para me localizarem na árvore genealógica. Você já viu essa foto em algum lugar?
* para não gerar dúvidas, Medeiros é o nome do estabelecimento onde foi tirada a foto.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O ínicio da vida no Brasil

O site da família Marquardt retrata bem nos capítulos 2 e 3 como foi  a instalação na região.
http://www.marquardt.com.br/hist_imigr2.htm

A vida desses primeiros imigrantes, em São Leopoldo, era extremamente precária. Cada família recebia um lote de terra de cerca de 50 hectares, em plena mata virgem, e cada um construiu seu rancho, desbastou a floresta, lutou contra animais ferozes, enfrentando eventualmente até a hostilidade de índios, que em pequenos grupos ainda viviam de forma nômade nas florestas. Após poucos anos, no entanto, cada colono já produzia o suficiente para seu sustento, exportando os excedentes para a capital Porto Alegre, distante 40 Km.

Sugestão de leitura

MÜLLER, Telmo Lauro. Colônia alemã: 160 anos de história. Porto Alegre: ETS/EDUCS, 1984.
MÜLLER, Telmo Lauro. Colônia alemã: histórias e memórias. Caxias do Sul: UCS, 1978.
O Campanário do Tempo - Casa de Orfãos
O Campanário do Tempo - Entre a Selva e o Sonho
O recomeço no além-mar
"Ich kann schon brosiliónisch", uma infância entre dois mundos
A dura batalha para construir a nova pátria

Leia também
Cartas de imigrantes

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cronologia do Registro Civil no Brasil

Para quem realiza a pesquisa de campo, muitas vezes se depara com informações que necessitam de conhecimento para agilizar as buscas e esclarecer dúvidas.

É necessário saber que a maioria dos cartórios possuem registros de nascimento, casamento e óbito somente a partir de 1889, algumas exceções como São Sebastião do Caí e Nova Petrópolis, no RS.

Durante as pesquisas de campo ocorrem das famílias informarem os nomes das crianças falecidas no nascimento, mas não encontramos esses registros, o motivo é porque elas recebiam certidão de óbito, mas não constava o nome escolhido pelos pais, como este exemplo.


______________________________

09/08/1814 – Expedido o primeiro Alvará pelo Príncipe Regente, encarregando a Junta de Saúde pública da formação dos mapas necrológicos dos óbitos acontecidos durante o mês na cidade, com o objetivo de se ter uma estatística do número de mortes e principalmente das causas das enfermidades mais frequentes entre os moradores a capital do país.

11/09/1861 – Decreto 1144 – Efeitos civis dos casamentos religiosos.

17/04/1863 – Decreto 3069 – Pastores de religiões não-católicas têm autorização para efeitos civis dos casamentos.

09/09/1870 – Lei 1829 – Criação da Diretoria Geral de Estatísticas.

24/05/1872 – Decreto 4968 – Os cônsules brasileiros tiveram atribuições de fazer os registros de nascimentos, casamentos e óbitos fora do território nacional.

25/04/1874 – Decreto 5604 – Regulamentou os registros civis de nascimentos, casamentos e óbitos.

11/06/1887 – Decreto 3316 – Aprovação do regulamento do Decreto 5604 na parte que dizia respeito à alteração no pagamento das multas.

07/03/1888 – Decreto 9886 – Fez cessar os efeitos civis dos registros eclesiásticos, surgindo agora o Registro Civil, que antes então existia simplesmente como Registro.

22/09/1888 – Decreto 10044 – Designou o dia inicial para execução dos Atos do Registro Civil propriamente dito.

14/06/1890 – Decreto 181 – Regulamentou a solenidade do casamento civil.

06/09/1890 – Decreto 722 – Tornou obrigatório o envio dos mapas estatísticos de nascimento, casamento e óbito à Diretoria do Serviço de Estatísticas.

25/01/1914 – Lei 2887 – Permitiu o registro de nascimento sem multa e com simples requerimento.

17/11/1915 – Lei 3024 – Prorrogou o prazo da Lei 2887, referente ao registro de nascimento sem pagamento de multa.

10/09/1919 – Lei 3764 – Regulamentou o registro de nascimento mediante despachos do juiz togado e de duas testemunhas assinando o requerimento.

06/11/1926 – Decreto 5053 – Aprovou os serviços de Registros Públicos.

24/12/1928 – Decreto 18542 – Regulamentou os Registros Públicos em geral: pessoas naturais, pessoas jurídicas, títulos e documentos, imóveis, propriedades literárias, científicas e artísticas.

24/11/1930 – Decreto 19425 – Ampliou o prazo para quatro meses dos registros de nascimentos ocorridos a mais de 30 quilômetros, sem comunicação ferroviária.

18/02/1931 – Decreto 19710 – Obrigou o registro de nascimento (sem multas e sem justificação para registro tardio).


24/02/1939 – Decreto 1116 – Anistiou o povo para registro de nascimento tardio.


09/11/1939 – Decreto 4857 – Regulamentados os registros públicos e revogado o Decreto 18542 de 29/12/1928.

29/12/1939 – Lei 1929 – Prorrogou o prazo do Decreto 1116, para que o povo ainda pudesse registrar os nascimentos tardios.

31/12/1973 – Lei 6015 – Revogou o Decreto 4857 de 09/11/1939, sendo a lei atualmente em vigor, considerando as atualizações de seus artigos.

Fonte: (*) MOURA, Mario de Assis. Manual dos Escrivães do Cível. 1a. ed. São Paulo, Editora Saraiva & Cia. 1934, p. 07. Disponível em: http://www.arpenbrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=44